HOME
HOME
Missionários e Pioneiros
Referências e Links
Projeto e Prestação de Contas
Contato: missionaza@terra.com.br
LM.audio.designer
Missionários e Pioneiros Nazarenos no Brasil
Todos os direitos reservados
Projeto Grandes Missionários e Pioneiros Nazarenos no Brasil



Hoje, milhares de pessoas confessam o SENHOR Jesus Cristo como o seu Salvador e congregam nos templos da Igreja do Nazareno no Brasil. Isso é resultado do trabalho evangelístico e de discipulado iniciado pelos missionários e pioneiros nazarenos em 1958.

De certa forma, isso também é a resposta do SENHOR Jesus Cristo à oração que o reverendo Earl Mosteller fez no início dos trabalhos no Brasil, conforme registrado no seu diário (Brazil Diary):

“13 de outubro de 1958. Ontem nós tivemos um culto na casa dos irmãos Stegemoller e hoje fizemos uma festa em nossa casa para comemorar o jubileu de ouro [pelos cinquenta anos] da nossa amada Igreja do Nazareno. Contando as crianças, nós éramos somente doze, mas com Deus, somos a maioria! Quando a Igreja do Nazareno no Brasil celebrar os cinquenta anos dela, esperamos que o seu avanço seja comparável ao da nossa igreja geral”.

Este projeto consiste de pesquisas histórico-biográficas sobre os primeiros anos das missões nazarenas no País. Como resultado dessas pesquisas, os livros da coleção Grandes Missionários e Pioneiros Nazarenos no Brasil registrarão, em edições português-inglês, com foco devocional e inspirativo, a obra dos missionários e dos pioneiros na ordem cronológica em que eles chegaram ao Brasil. Pretende-se publicar um livro sobre cada um dos missionários e pioneiros nazarenos no Brasil (ou grupo de missionários ou pioneiros).

Essa coleção tem o propósito de glorificar o SENHOR Jesus Cristo da seguinte forma: 1º) homenagear os casais missionários e pioneiros nazarenos e os seus filhos, em uma expressão de gratidão; 2º) inspirar a nova geração de evangelistas, pastores, pregadores e missionários brasileiros; e 3º) cooperar com o registro do trabalho missionário nazareno no Brasil.

Cada livro da coleção terá uma tiragem de mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente entre as Igrejas do Nazareno e seminários no Brasil, em Cabo Verde, Portugal, Açores e demais países de língua oficial portuguesa onde a Igreja do Nazareno está presente. Além disso, alguns volumes serão encaminhados para o Nazarene Global Mission (antigo Departamento de Missões Mundiais), para o Centro de Formação Missionária (Campinas) e para seminários e universidades nazarenas ao redor do mundo (daí o porque de uma edição bilíngue), além da distribuição pessoal dos respectivos missionários.

O projeto está dividido em fases que correspondem às décadas em que os missionários e pioneiros chegaram ao Brasil. Na verdade, nesta obra estamos trabalhando com o conceito de anos sessenta, ou seja, os anos de 1960 a 1969. Isso difere do conceito de década (de 1961 a 1970).

Primeira fase – anos cinquenta:

1 – rev. José Zito e Zilta Oliveira (1ª edição: dezembro de 2007, 2ª edição: 2010);
2 – rev. Earl e Gladys Mosteller (publicado em junho de 2010);
3 – rev. Charles e Joanne (Joana) Gates; e
4 – rev. Ronald e Sarah Denton.

Segunda fase – anos sessenta:

5 – rev. Joaquim e Guilhermina Lima;
6 – rev. James (Jaime) e Carol Kratz (sr.);
7 – rev. Robert e Frances Collins;
8 – rev. Roger e Mary Ann Maze; e
9 – rev. Larry e Dolores Clark.

Terceira fase – anos setenta:

10 – rev. Eudo e Arlinda Tavares de Almeida;
11 – rev. Jim e Sara Bond;
12 – rev. Don e Linda Stamps;
13 – rev. Antonio e Corsinia Leite;
14 – rev. Fernando e Maria Tereza Sá Nogueira;
15 – rev. Stephen e Brenda Heap;
16 – rev. Rex e Edith Ludwig;
17 – rev. Floyd e Mary Elisabeth Perkins;
18 – rev. Elton e Margaret Wood;
19 – rev. Carl e Shirley Romey; e
20 – rev. Gary e Harriet Bunch.

Quarta fase – anos oitenta:

21 – rev. Brian e Beryl Adams;
22 – rev. Eldon e Kay Kratz (jr.);
23 – rev. Terry e Donna Read; e
24 – rev. Steven e Deborah Hofferbert.

Quinta fase – anos noventa:

25 – rev. Jim e Betty Cooper; e
26 – rev. Alfredo e Rute Mulieri.

Sexta fase – anos dois mil:

27 – rev. Will e Cathy Haworth Jr.; e
28 – rev. Manuel e Lídia Lima.


Como complementação da coleção de livros, este web site disponibiliza as referências das fontes de pesquisa (na página Referências e links). Dessa forma, os interessados poderão desenvolver suas próprias pesquisas missionárias.

Na página individual de cada missionário ou pioneiro, é possível fazer o download gratuito de todo o conteúdo dos respectivos livros. Com isso, o visitante poderá imprimir os livros em suas próprias impressoras (e depois encadernar) ou ler o texto na tela do seu computador ou e-reader. Outra opção a ser oferecida será a do audiobook, que permitirá que os usuários também façam o download do livro em áudio para ouvir em seus MP3 ou iPods. Nessas páginas individuais, também estarão disponíveis as respectivas galerias de fotos

 

Memorial da Pesquisa


Os próprios casais missionários e os casais pioneiros, e os seus respectivos filhos, foram os principais colaboradores das pesquisas. Eles foram as fontes primárias. Por sua vez, as fontes secundárias foram os outros missionários, pastores e irmãos que também acompanharam o ministério deles. Ainda como fontes secundárias, contamos com livros, artigos e apostilas publicados pelos missionários ou pioneiros, ou sobre eles. Também foram consultados livros e documentos sobre a história da Igreja do Nazareno e de suas missões, além de outras fontes, que estão disponíveis neste site em “Referências e Links”.

Para obter as informações, basicamente desenvolvemos o seguinte roteiro: levantamento de dados oficiais (World Mission, CFM, sites de distritos e igrejas), levantamento de bibliografias, autorização (do casal missionário ou pioneiro para a pesquisa e, posteriormente, para a publicação do respectivo livro), questionário sobre o perfil (informações básicas), questionário sobre fases da vida e do ministério, entrevistas com os missionários e os pioneiros, parentes, outros pastores, discípulos, etc.

 

Prestação de Contas


No caso deste projeto, os custos foram agrupados da seguinte forma, que corresponde basicamente às tarefas que antecedem a publicação de um livro: fase de pesquisa, fase pré-industrial, impressão, distribuição e web site.

Os principais custos na fase de pesquisa referem-se à aquisição de livros e às viagens nacionais e internacionais para as entrevistas e pesquisas de campo (inclui passagens aéreas, hospedagens, locações de carro e alimentação). Porém, não são computadas as horas de trabalho do pesquisador.

Reunido o material da pesquisa, inicia-se a fase pré-industrial para a elaboração do livro. Nesta fase, depois de concluída a redação preliminar, entram os custos de vários profissionais, a saber: revisor do texto em português, tradutor para o inglês, designer para a confecção da capa do livro, diagramador para editoração do miolo do livro, bibliotecário para elaboração da ficha catalográfica e profissional para a coordenação editorial. Além disso, há uma pequena taxa para registro do livro no sistema do ISBN (codificação internacional). Porém, não são computadas as horas de trabalho do autor.

A fase de impressão (industrial) tem como custo a confecção dos livros pela gráfica (eventualmente, haverá o custo com frete). Na conclusão dessa fase, temos o produto acabado, pronto para leitura. Além do custo com a gráfica, há uma taxa para o registro dos direitos autorais.

Em seguida, a fase de distribuição possui os custos de embalagem e postagem nacional e internacional. Porém, também não são computadas as horas de trabalho do autor gastas nessas tarefas.

Por fim, este projeto também tem os custos com o web site, que basicamente são o de elaboração do layout, o de manutenção do provedor e o da taxa anual de registro do domínio (endereço/nome do site).

Todos os custos deste projeto são cobertos exclusivamente pelo autor. Os volumes já concluídos dão uma boa ideia de como os custos são distribuídos em cada fase:

Fase
Volume 1
Os Oliveiras
Volume 2
Os Mostellers(*)
 
Pesquisa
-
55%
Pré-industrial
15%
5%
Impressão
54%
25%
Distribuição
23%
10%
Web site
8%
5%
Total
100%
100%

(*) estimativa (abr. 2010).

Basicamente, a maior diferença entre a composição dos custos dos dois volumes decorre do fato de que toda a pesquisa para o primeiro volume foi feita em Brasília. Portanto, sem custos de viagem para o autor. Por sua vez, o segundo volume exigiu duas viagens a Seattle, uma a Lisboa e outra a Ponta Delgada (Açores), Porto e Coimbra. Para o segundo volume, também houve a reformulação do web site.

Diz um ditado empresarial que não existe almoço gratuito, pois alguém sempre paga a conta! Tenho que testemunhar que o SENHOR não apenas chama e capacita, mas também provê os meios para a realização da tarefa. Durante o desenvolvimento deste ministério especificamente, posso declarar que Jesus Cristo, o Autor e Consumador da nossa fé, tem abençoado a minha vida profissional secular de tal forma que não necessitamos até agora de nenhum complemento ou subsídio financeiro de terceiros para este projeto. Além do apoio incondicional de minha esposa e de minha filha, tenho contado também com a generosidade de profissionais cristãos que – diante dos objetivos deste projeto – têm realizado serviços por preços aquém dos praticados no mercado. Apesar de todo o investimento neste projeto, tenho preservado a minha fidelidade e integridade nos dízimos e nas ofertas. Glória a Deus!

 

Autor


Sandro José Hayakawa Cunha é teólogo pela Faculdade Teológica Batista de Brasília, onde cursa o mestrado. Especializou-se em “Christian Leadership” pelo Haggai Institute nos Estados Unidos. Na vida secular, é economista e pós-graduado em gestão de projetos (MBA) e especialista em políticas públicas e gestão governamental (formação ENAP). Desde 1995 exerce o cargo de Analista Judiciário em um dos Tribunais de Brasília. Membro da Igreja do Nazareno Central de Brasília, foi um dos seus pastores auxiliares com licença distrital de 2001 a 2006; exerceu a função de diretor do Seminário Nazareno (ETED) do Distrito Centro-Oeste de 2007 a 2008. A partir de 2009 entrou em licença sabática para se dedicar a este ministério histórico-literário. Além da coleção sobre os missionários e pioneiros nazarenos no Brasil, é autor do livro-texto (da escola de) Lideres de Aliança, que pode ser consultado livremente no site: www.lideresdealianca.pro.br.


Quando o assunto é futebol, ele é torcedor do Botafogo, enquanto o time está ganhando, e do Palmeiras, enquanto não está perdendo. O seu hobby é fotografia: “antes das câmeras digitais eu ‘queimei’ muitos filmes. Agora, o meu problema é com os cartões de memória, que nunca gravam as minhas melhores fotos!”.

missionaza@terra.com.br

 


Colaboradores

Arte da capa: designer Tales Paes, e-mail: paes.tales@gmail.com

Tradução para o Inglês: Arlete Barros, e-mail: westendbsb@hotmail.com

Web site: designer Leonardo Moura, site: www.leonardomoura.com.br, e-mail: leonardo@leonardomoura.com.br